segunda-feira, 11 de junho de 2007

Dia 158 - Stockholm III

Esta noite não houve barulho e por isso o pessoal dormiu que nem uma maravilha. Na foto, podem ver os aposentos que o Ricardo nos orientou :P Acordámos eram umas 11h30 e fiquei a saber que houve filmagens durante a noite. Não é assim Ricardo?!? ;) Fomos de metro até à zona de Ostermalm... O plano para hoje era visitar a torre, ver o que não se viu e fazer umas compras.

Chegádos a Ostermalm, tivemos que andar à procura de um autocarro que fosse para os lados da Torre. Lá o encontrámos... o 69 :P


Uma torre, já fora da cidade, usada como centro de telecomunicações. Lá em cima há um restaurante panorâmico de onde se vê a cidade toda.




A vista lá de cima...


Depois beber uma cola na torre, fomos em direcção ao centro a ver se encontrávamos alguma coisa típica para comer. Não sei o que se passa nestes dois países nórdicos mas só têm hamburgueres e companhia!!! Acabámos por comer no italiano :P




A zona dos shops...


Depois de termos andado metidos nas lojas, acabei por enviar um postalinho para casa ;) Já era hora de ir embora e fomos até à residência tomar uma banhoca antes de apanhar o autocarro das 22h30. O Ricardo tava na sorna e para não o acordar, ficámos a apanhar um solinho a ver uns indianos a jogar cricket. Um deles bateu a bola e esta ficou em cima da árvore... Tentaram desde mandar pedras, mandaram o "taco" e umas tábuas mas também ficaram lá em cima. Em desespero de causa lá resolveram empurrar a árvore :P

DIFERENÇAS

A primeira diferença que encontramos é a moeda... Para além do valor ser muito diferente do Euro, as notas têm um formato esquisito, especialmente a de 50 Kr que mais parece um quadrado. Por falar em dinheiro, esta viagem não tem saído nada barata especialmente com as idas à casa de banho. Porquê?? Bem, aqui para ir à casa de banho temos que pagar 5 Kr. Isto em todo o lado. Até nos shoppings !!! Nestes 3 dias gastei alguns 5 euros em casa de banho... Dass !!!

Uma coisa que adoro nestes países nórdicos é a proibição de fumar em locais fechados. Uma maravilha!!! Passa-se a noite na disco e chega-se a casa a cheirar bem... Outra coisa que se vê muito aqui mas por muita pena não se vê tanto na Noruega, são as bicicletas. Toda a gente mas mesmo toda a gente usa uma bicicleta como meio de transporte em alternativa ao metro. Nestes dias reparei que o pessoal trata as bicicletas como se fosse um carro. Algumas são mesmo à maneira ;)


Quanto às pessoas, vi por aqui as mulheres mais bonitas que já vi em toda a minha vida. Sempre ouvi falar da suécia e das loiras mas isto aqui é muito além do que eu estava a imaginar. Se não acreditam... vão lá dar um giro!!!
Em contrapartida, não sei se andei por lugares onde não devia mas encontrei pessoal muita esquisito!!! Em Portugal algumas pessoas dizem que visto cenas esquisitas mas se vissem o pessoal aqui, mudavam de opinião. É desde naturistas (tipo não usam sapatos), góticos, punks (mesmo punks), pessoal com tatuagens por tudo o que é lado, piercings que mais parecem medalhas dos jogos olímpicos, cabelos de todas as cores, etc... Só para terem uma ideia vou relatar duas situações:

  1. No metro, estava eu sentadinho na pura quando olho para o lado e vejo uma rapariga com vestido e descalça. Apesar dos tótós que "ela" tinha, não demorou muito até eu perceber que afinal não era uma ela mas um ele.

  2. Eram umas 16h, a rua das lojas cheia de pessoas e não é que vejo uma velha com uns bons 50 anos de calçanito de cabedal, cinto de ligas e top de rede de pesca :P


Por falar em coisas esquisitas... tenho a certeza que esta água ia fazer furor em Portugal :P


OPINIÃO PESSOAL

Até agora, esta é a melhor cidade onde já pus os pés. Os edifícios, as ruas, os sítios, as pessoas, os espaços verdes, a água, enfim... tudo encaixa que nem uma maravilha. Vou voltar de certeza!!! Por falar nisso, a Ryan air vai começar voos do Porto para Estocolmo já em Outubro ;)

Um conselho... Se és casado ou comprometido, é melhor não ires a Estocolmo, não vás tu mudar de ideias :P

Acabo este post com o meu obrigado ao Nicolau que arranjou o sítio para ficarmos mas especialmente ao Ricardo que nos aturou por lá durante duas noites ;) Queria também agradecer à Sofia, à Cristina, ao Bruno e ao Oliveira por nos terem "convidado" para sair com eles.

UM ABRAÇO PARA TODOS

1 comentário:

Nicolau disse...

Epah ainda bem que gostaste! até visitaste coisas que eu ainda não em tanto tempo que lá estive.

Grande abraço e bom final de semestre